Imprimir

Notícias / Educação

Embaixada dos EUA em Brasília recebe estudantes de todo o Brasil

G1

Um grupo de 110 estudantes de todas as partes do país está passando uma semana na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. Eles foram semifinalistas do programa Jovens Embaixadores no ano passado. Apesar de não terem ficado entre os 35 selecionados, que foram para os Estados Unidos, eles ganharam a oportunidade de passar sete dias vivenciando a cultura norte-americana.

Os adolescentes têm entre 14 e 18 anos. Todos estudam em escolas públicas. Segundo o embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon, um dos objetivos do programa é valorizar o desempenho dos candidatos. “Parte de nosso interesse é procurar estudantes que recebem excelentes notas, mas que também tenham boa vontade dentro de suas comunidades”, explica.

Mais de seis mil estudantes brasileiros se inscreveram no programa em 2010. A estudante do Distrito Federal Smênia Soares participa do programa desde 2009. “O programa jovens embaixadores me fez melhorar muito como pessoa. Meu inglês melhorou muito e eu acabei me inscrevendo em outros cursos de língua também”, relata.

O Jovens Embaixadores surgiu em 2002. O Brasil foi o primeiro país a levar estudantes para os Estados Unidos pelo programa. Hoje, 25 países fazem o mesmo. “Eles têm alguns treinamentos na área de voluntariado, serviço social. Viajam para diferentes regiões do país, são hospedados por famílias americanas, frequentam aulas nas escolas, fazem apresentação sobre o Brasil”, diz a assessora cultura dos EUA, Márcia Mizuno.

A partir do programa, podem surgir outras oportunidades de intercâmbio. Como a que o estudante Fabrício Souza, de Goianéisa, em Goiás, teve. “Eu fiz uma aplicação para um intercâmbio promovido pelo governo chinês. O programa selecionou 250 pessoas em todo o mundo, mas só quatro brasileiros estão entre eles”, afirma.

Inscrições
As inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2012 vão até o dia 7 de agosto. Para participar, o estudante precisa ter entre 14 e 18 anos, bom desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades e boa fluência em inglês. A incrição pode ser feita na página da Embaixada dos Estados Unidos.
Imprimir