Imprimir

Notícias / Mundo

Emboscada de maoístas mata ao menos cinco policiais na Índia

Folha de S.Paulo

Mais de 200 rebeldes maoístas com armamento pesado mataram ao menos cinco policiais e feriram três em uma emboscada no oeste da Índia. A rede de televisão CNN afirma que dez policiais morreram e outros 16 ficaram feridos.

A emboscada aconteceu neste sábado, horas antes da chefe do partido que lidera o Congresso fazer um comício na área.

Os rebeldes maoístas, que pedem opor um boicote às eleições gerais no Estado de Jharkhand, aumentaram os ataques com a proximidade do pleito, marcado para a semana que vem.

"Na emboscada maoísta, cinco policiais morreram e três ficaram feridos", disse Satya Narayan Pradhan, porta-voz da polícia local.

A emboscada foi organizada no distrito de Khuti, a dez quilômetros do local onde a presidente do Congresso, Sonia Gandhi, devia fazer discurso. O evento foi adiado em duas horas, mas foi mantido.

Os rebeldes maoístas, que dizem lutar pelo direito dos fazendeiros pobres e trabalhadores sem terra, ampliaram a campanha de ataques violentos no oeste e centro da Índia.

No Estado de Jharkhand, eles explodiram escritórios do governo e escolas, que são frequentemente usadas durante a votação, e incendiaram escritórios de candidatos.

Milhares de pessoas morreram durante a insurgência maoísta que começou no fim dos anos 60 e que o premiê indiano, Manmohan Singh, descreveu como uma das mais sérias ameaças à segurança interna do país.

Imprimir