Imprimir

Notícias / Brasil

Regiões de SP entram em estado de alerta em razão do frio

G1

Após registrar a tarde mais fria do ano, a cidade de São Paulo teve bairros colocados em alerta e em atenção pela Defesa Civil por causa da baixa temperatura desta segunda-feira (4). De acordo com a Defesa Civil, às 17h, as regiões de M´Boi Mirim, Santo Amaro, Cidade Ademar, Parelheiros, Capela do Socorro e Campo Limpo entraram em estado de alerta. No horário, a temperatura registrada nesses bairros era inferior a 10°C.

As demais áreas da cidade estavam em atenção. Segundo a Defesa Civil, a temperatura no restante da capital estava abaixo dos 13°C.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por volta das 15h foi registrada a temperatura mais baixa do ano no período da tarde: 15,6°C. O recorde anterior era do dia 9 de junho, quando os termômetros marcaram 15,8°C.

Quando o estado de atenção por causa do frio é decretado, segundo a Secretaria de Segurança Urbana, os atendentes do telefone de emergência da Defesa Civil – 199 – passam a avisar primeiramente a Central de Atendimento Permanente de Emergência (Cape) e depois os Coordenadores Distritais de Defesa Civil (CODDECs). Assim, os agentes da Assistência Social, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Saúde, Infraestrutura Urbana e subprefeituras terão de oferecer encaminhamento e acolhimento para pessoas em situação de risco nas ruas da capital. O estado de alerta é decretado quando a temperatura fica abaixo dos 10ºC.

A previsão do Inmet para esta madrugada é que os termômetros cheguem aos 8°C. Nesta terça-feira (5), as temperaturas devem subir, segundo o órgão. No entanto, na quarta-feira (6), uma nova frente fria poderá derrubar novamente as temperaturas.
Imprimir