Imprimir

Notícias / Política BR

Juiz de Fora inicia busca ativa da população extremamente pobre

Da Assessoria/Ascom-MDS

A gestão do Programa Bolsa Família da cidade mineira de Juiz de Fora comprou um ônibus com recursos do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M) para, neste mês, iniciar a busca ativa da população extremamente pobre. Na zona rural, o trabalho já começou. Nos primeiros dias, a equipe identificou uma família com 12 filhos que ainda não tinha acesso ao Bolsa Família. Além inscrever a família no Cadastro Único, a equipe providenciou a carteira de trabalho dos adultos. A identificação dos habitantes mais vulneráveis é fundamental para que sejam atendidos pelos programas sociais, como a transferência de renda e o Plano Brasil Sem Miséria.

A equipe de Juiz de Fora aproveitou o fim dos prazos das contrapartidas de saúde e educação, ocorridos na semana passada, para mobilizar beneficiários e população em um único evento. Técnicos das secretarias de Assistência Social, de Educação e de Saúde e da Caixa Econômica Federal atenderam as famílias em frente ao Cine-Theatro Central nos dias 28 e 29 de junho. Resultado: 446 famílias tiveram o cadastro atualizado, cerca de 150 crianças foram pesadas e 300 vacinadas.

"O objetivo foi divulgar o Bolsa Família para a população que ainda não o conhece e que pode ter direito ao benefício", afirmou a chefe do Departamento de Transferência de Renda, Valeska Aragão. Na cidade, 14.281 famílias estão com benefícios disponíveis para saque, o que equivale à transferência de R$ 1,4 milhão.

A técnica disse que a gestão municipal quer intensificar a atuação do programa, por isso o SAS em Ação: Bolsa Família ocorreu fora das dependências da secretaria e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). "Aproveitamos a oportunidade para dar continuidade à atualização cadastral, que acontece normalmente nos Cras", acrescentou.

Os profissionais da educação destacaram a importância da frequência à escola para a manutenção do benefício. A equipe da Caixa anunciou que cerca de 300 cartões estavam disponíveis na agência próxima ao evento para serem entregues. Usuários foram encaminhados para abertura de Conta Fácil.

Imprimir