Imprimir

Notícias / Esportes

Medalhistas olímpicos priorizam disputa da Rolex Ilhabela Sailing Week

Da Assessoria

Dos 152 velejadores da Rolex Ilhabela Sailing Week, que está sendo disputada até sábado no litoral norte paulista, 25 tentam vaga na olimpíada de Londres-2012 ou representarão o País nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Para muitos, a competição serve também como uma forma de tirar o foco da desgastante campanha olímpica. Para outros, é mais uma oportunidade para conhecer novas táticas e manobras. Mas, nesta terça-feira, as regatas foram canceladas por falta de ventos. Os barcos ficaram literalmente boiando por quatro horas na Ponta das Canas, no Norte da Ilha, e a Comissão decidiu pelo cancelamento.

A melhor dupla de Star ranking mundial da ISAF, por exemplo, deu uma pausa da corrida para Londres para velejar de HPE25 no litoral norte paulista. Robert Scheidt e Bruno Prada são adversários, algo inédito nos 10 anos de parceria.

"O importante é que a gente se diverte competindo em outras classes. Correr a Rolex Ilhabela Sailing Week com os amigos é um refresco para nossa campanha olímpica. O primeiro semestre foi muito duro com oito competições", disse Robert Scheidt, que retorna para Europa na próxima semana e fará os treinos finais para disputar o evento-teste na raia olímpica de Weymouth, na Inglaterra, de 1 a 14 de agosto.

Os parceiros da 470, Fábio Pillar e Gustavo Thiesen também correm para aliviar um pouco o estresse da desgastante busca por uma vaga em Londres. "A cabeça começou a rodar demais e eu perdi o prazer de competir. Por isso, a escolha de relaxar em Ilhabela foi acertada. A nossa tripulação é formada por sete amigos e eu estava precisando curtir a velejada", explicou Fábio Pillar, integrante do Alísios na RGS-B. O proeiro Gustavo Thiesen integra a equipe gaúcha do Crioula na categoria S40.

Referência na raia - O maior medalhista olímpico do País e da vela mundial, com cinco medalhas, também é presença garantida nas últimas edições da Rolex Ilhabela Sailing Week. Focado para tentar a vaga na Star, Torben Grael comanda o Mitsubishi / Gol na classe S40, a mais profissional do evento.

O velejador tem a companhia da esposa Andrea e do filho Marco no S40. Já a filha Martine Grael integra a equipe da Marinha do Brasil na classe HPE25. A tripulação feminina usa a Rolex Ilhabela Sailing Week como último teste antes dos Jogos Mundiais Militares.

"As regatas da S40 serão as mais equilibradas da Rolex Ilhabela Sailing Week e será difícil um barco dominar. Como os barcos são iguais, favorece disputas acirradas na raia", garantiu Torben Grael.

Além da competição das forças armadas, Martine é parceira da medalhista olímpica Isabel Swan na classe 470. Para chegar a Londres, a dupla precisa superar as adversárias Fernanda Oliveira e Ana Barbachan.

Meta é o ouro no Pan - Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara ocorrem em outubro e dois velejadores candidatos à medalha de ouro usam a Rolex Ilhabela Sailing Week como forma de preparação.

O atual campeão pan-americano de J-24, Maurício Santa Cruz corre em Ilhabela na classe ORC com a tripulação do Kalymera V.

Já o representante da Sunfish em Guadalajara, o catarinense Matheus Dellagnelo, quer aproveitar todas as oportunidades para aprender a velejar de oceano.

"Preciso melhorar nas regatas de oceano, já que só monotipo não é suficiente. Aqui em Ilhabela eu encontro velejadores de ponta para aprender novas manobras", revelou o campeão mundial de Sunfish e integrante do Kíron na classe ORC 500.

Meninas sonham com vaga no Match Race - As postulantes a uma vaga na classe Match Race em Londres-2012 estão na Rolex Ilhabela Sailing. O privilégio será apenas de três meninas. Por isso, as atletas escolheram a categoria HPE25 para afinar as manobras.

O alto nível técnico da competição e a pequena familiaridade entre o monotipo de oceano e o Elliott 6M, que será usado na olimpíada, motivaram as competidoras.

"A equipe da Marinha é formada por integrantes de duas classes diferentes e todas também tentam vaga olímpica. Essa mistura nos ajuda a velejar ainda melhor", contou Juliana Mota.

Relação dos 25 velejadores que disputam vaga para Londres-2012 ou irão participar dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011:

Alexandre Paradeda - Loyal
André Fonseca - Loyal
Andrea Grael - Mitsubishi / Gol
Bruno Prada - Oakley /Max
Fábio Pillar - Alisios
Fernanda Decnop - Atik
Gabriela Sá - Semp Toshina / Marinha do Brasil
Geison Mendes - Crioula
Gustavo Thiesen - Crioula
Isabel Swan - Atik
João Hackerott - Miragem
Juliana Mota - Atik
Kyra Penido - Twins
Larissa Juk - Twins
Marco Grael - Mitsubishi / Gol
Mariana Peccicacco - Twins
Martine Grael - Atik
Matheus Dellagnelo - Kiron
Maurício Santa Cruz - Kalymer V
Mônica Matschinske - Twins
Renata Decnop - Atik
Robert Scheidt - Atrevido
Samuel Gonçalves - Palmares
Tatiana Ribeiro - Semp Toshiba Marinha do Brasil
Torben Grael - Mitsubishi / Gol

O principal evento náutico esportivo da América Latina reúne até o dia 9 deste mês 152 barcos do Brasil, Argentina, Chile e Catar. O evento tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios ouro da Mitsubishi Motors e da Semp Toshiba e prata do Bradesco Private.

O evento tem apoios da Marinha do Brasil, da Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM), das Classes ORC, S40, HPE25 e BRA-RGS, e parcerias do Yacht Club Argentino(YCA), da Prefeitura Municipal de Ilhabela(PMI) e da Brancante Seguros. A organização, sede e a realização são do Yacht Club de Ilhabela.
Imprimir