Imprimir

Notícias / Cidades

Aumento da poluição piora qualidade do sono

G1

Quem mora em São Paulo precisa redobrar os cuidados com a saúde durante o inverno. O sofrimento não é só de quem tem doenças respiratórias, como asma.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostra que o aumento da poluição também piora a qualidade do sono para quem sofre de apneia, um distúrbio que interrompe a respiração enquanto a pessoa dorme. Os dois fatores juntos, poluição e apneia, elevam o risco de doenças cardiovasculares como derrame e infarto.
saiba mais

O engenheiro Arnold van Lonkhuijzen sofre de apneia severa e usa um aparelho especial para dormir. “O benefício é tanto que compensa pra gente. Eu acordo muito melhor”, diz.

O aparelho pressiona o ar nas vias áereas e normaliza a respiração. Um cuidado especial é sempre trocar os filtros do aparelho. Eles evitam que a poeira fina chegue aos pulmões.

A poluição pode atrapalhar a noite até de quem não tem nenhum distúrbio do sono. A inalação de poluente causa inflamação das vias respiratórias. Com isso, o caminho que o ar percorre para chegar aos pulmões fica mais estreito. Uma dica é deixar que o ar circule no quarto antes de dormir.

“A manutenção de ambientes ventilados não só diminui o risco de transmissão e propagação de doenças infecciosas e respiratórias como também facilita a manutenção de um ar de melhor qualidade, inclusive na hora de dormir”, afirma Flávia Nunes, pneumologista do Centro do Sono do HCor.

Imprimir