Imprimir

Notícias / Educação

Inep cancela avaliação de 4 cursos após suspeita de fraude

Terra

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou nesta quarta-feira que cancelou a avaliação de quatro cursos de Direito após suspeita de fraude no processo. Dois professores credenciados pelo Ministério da Educação para realizar as avaliações são suspeitos de falsificar diplomas de mestrado e doutorado.

Os docentes da Faculdade Paraíso (FAP), em São Gonçalo (RJ), tinham as funções de autorizar, reconhecer e avaliar cursos de direito em todo o País. Para exercer a função, de acordo com o Inep, eles precisariam ter no mínimo título de mestre, o que foi apresentado na inscrição junto ao órgão.

"Assim que a denúncia foi recebida, em 16 de junho, por um docente da Faculdade Paraíso, e a universidade expedidora dos diplomas se manifestou dizendo que os docentes nunca foram alunos da pós-graduação (mestrado e doutorado), o Inep tomou as providências para a exclusão dos docentes (do sistema) e para a realização da nova avaliação, visando evitar qualquer prejuízo às instituições", disse a professora Cláudia Griboski, diretora de avaliação da Educação Superior do Inep.

Os quatro cursos que tiveram avaliação cancelada são: Direito da PUC de São Paulo, Faculdade Unime de Ciências Jurídicas, na Bahia, Faculdade Divinópolis, em Minas Gerais, e Faculdade de Americana, em São Paulo. "Os dirigentes das instituições foram comunicados da decisão de impugnação dos processos e de que receberão nova visita de avaliação in loco, no início do 2º semestre letivo", afirmou a representante do Inep.

A denúncia de fraude na titulação dos professores é investigada pela Polícia Federal
Imprimir