Imprimir

Notícias / Agronegócios

Senadores divergem sobre uso de agrotóxico

Da Redação – BC, especial para Olhar Direto

Os senadores divergiram quanto ao uso de agrotóxicos na produção de alimentos em grande escala em uma audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado nesta semana.

O produtor agropecuário e também senador Blairo Maggi (PR-MT) afirmou que ainda não é possível produzir alimentos em grade escala sem utilizar agrotóxicos.

“Não tem como o Brasil defender a balança comercial e garantir alimentos para o mundo sem o uso de agrotóxicos. Parece que fazemos uso porque queremos poluir. Entre o desejo de não usar e a necessidade de produzir há uma diferença grande”, observou Maggi.

Ele também mostrou interesse em adotar um modelo mais ecológico em razão dos benefícios à saúde e menos custos.

Para o senador Antônio do Carlos Valadares (PSB-SE), um dos autores do requerimento para audiência , os produtos químicos podem causar intoxicação, má formação fetal, cânceres e distúrbios neurológicos entre outros danos ao ser humano.

“O meio ambiente também é prejudicado com a contaminação da cadeia alimentar, da água, do solo e do ar”, observou.

Segundo o parlamentar sergipano, o Brasil recebe e utiliza produtos que são proibidos em outros países. Como exemplo, ele citou o Edosulfan, banido em 45 países e ainda em uso no Brasil até 2013, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As informações são da Agência Senado
Imprimir