Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Estudo diz que mais da metade das espécies de atum pode desaparecer

G1

Relatório apresentado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN da sigla em inglês), afirma que mais da metade das espécies de atuns estão ameaçadas de extinção.

Segundo o estudo, publicado pelo jornal Science, cinco em cada oito tipos de atuns estão em situação grave de sobrevivência, sendo que três sofrem risco de desaparecer em todo planeta e outras duas espécies estão sob ameaça e não há como agir para ajudar.

O atum é um dos peixes mais procurados pelo mercado de pesca principalmente na Ásia. No Japão, sua carne é utilizada na produção de sushis e sashimis.

A espécie azul (Thunnus thynnus), chega a ter quatro metros de comprimento e pesar 250 quilos. Devido à ocorrência de sobrepesca (retirada acima do que é permitido por órgãos ambientais) em algumas regiões, este tipo de peixe pode ser um dos primeiros a desaparecer.

Foi a primeira vez que a ONG (organização não-governamental) realizou este tipo de levantamento, no intuito de chamar a atenção de governantes sobre ações necessárias para preservar estes peixes. No total, 61 espécies foram pesquisadas como bonitos, cavalas, peixe-espada e marlins.
Imprimir