Imprimir

Notícias / Turismo

Parque em Taiwan tem desfiladeiro entre montanhas de mármore

Terra

Montanhas de mármore gigantes, cachoeiras, cavernas, vales, trilhas e sítios arqueológicos. É isso que o visitante do Parque Nacional Taroko, no leste de Taiwan, vai encontrar em seus 92 mil hectares.

A história do parque acompanhou de perto a de Taiwan: aberto em 1937, quando a ilha ainda estava sob domínio do império japonês, foi fechado em 1945, já sob o domínio chinês, e reaberto somente 1986. Criado com o objetivo de preservar as paisagens e espécies da fauna e da flora da região, o parque leva o nome do que pode ser considerado seu maior atrativo: o desfiladeiro de Taroko.

Formadas por calcário e mármore, as montanhas de Taroko foram escavadas pelas águas do rio Liwu, dando origem ao desfiladeiro. A melhor forma de ver as formações da garganta - em alguns pontos tão estreitas que fica difícil enxergar o céu - é pelo Túnel das Nove Voltas (ou túnel Jiucyudong).

Outros caminhos de destaque do parque são a trilha Shakadang (que segue o curso do rio e leva a uma grande piscina de água limpa), a trilha Baiyang (com cortinas d'água pelo caminho e na qual a luz do sol entra por túneis de menos de um centímetro de largura) e a trilha Heren (de apenas 200 metros), que leva à praia Heren Shingle.

Além das trilhas, o parque destaca-se pelos sítios pré-históricos. São sete no total, dentro do parque ou próximos a ele. O mais conhecido é o Sítio Toroko, onde foram achados 85 monólitos. O parque ainda tem o templo Changchun, uma homenagem aos 212 mortos na construção da grande rodovia que corta a ilha.
Imprimir