Imprimir

Notícias / Política BR

Encontro do MDS avalia programa Bancos de Alimentos

Da Assessoria/Ascom-MDS

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), realiza em Brasília, nesta terça-feira (12), encontro para avaliar o programa Bancos de Alimentos. A abertura será feita pela secretaria nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi.



Durante a oficina serão apresentadas oito experiências de Bancos de Alimentos desenvolvidos por municípios, sociedade civil e rede privada. Também ocorrerão palestras sobre as experiências internacionais e reflexos na política brasileira, compras institucionais e abastecimento local, gestão integrada de serviços e sistema local e segurança alimentar.



O evento tem como público alvo gestores públicos de municípios participantes do programa. Os Bancos de Alimentos são unidades de abastecimento e combate ao desperdício e têm como função captar produtos que perderam o valor comercial e não o nutritivo para distribuir às entidades socioassistenciais.



Programa – Os Bancos de Alimentos são equipamentos públicos de alimentação e nutrição destinados a arrecadar, selecionar, processar, armazenar e distribuir gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações junto à rede varejista e/ou adquiridos da agricultura familiar por meio de programas governamentais. Apoiam o abastecimento alimentar local por meio da integração com outras ações de segurança alimentar e nutricional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).



Os produtos recebidos são selecionados, separados, eventualmente processados, embalados e distribuídos gratuitamente às entidades socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que oferecem alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de contribuírem para o abastecimento dos Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Escolas.



O MDS apóia a implantação e modernização de Bancos de Alimentos por meio de editais públicos de seleção que viabilizam projetos de construção e modernização de instalações prediais, além de aquisição de equipamentos e de materiais permanentes e de consumo. Com apoio do MDS, já foram criadas 68 unidades em todo o país.

Imprimir