Imprimir

Notícias / Esportes

Fabiana Murer volta a saltar pela Diamond League

Da Assessoria/Local da Comunicação

Depois de um mês de treinos em Fórmia, na Itália, Fabiana Murer volta a competir. Neste domingo (10/7), a atleta do Clube BM&FBOVESPA, recordista sul-americana do salto com vara (4,85 m), disputa o Aviva Birmingham Grand Prix 2011, etapa da Diamond League da IAAF, em Birmingham, na Inglaterra. "Foi importante esse tempo para eu me recuperar das competições que fiz e também para poder treinar, já visando ao Mundial de Daegu", diz Fabiana, que estreou na temporada ao ar livre no GP Brasil Caixa de Atletismo, no fim de maio, no Rio. Na sequência, a atleta disputou o Sul-Americano de Buenos Aires e as etapas da Diamond League de Eugene (EUA) e Oslo (NOR). A prova de Fabiana em Birmingham está marcada para as 13h05 (de Brasília). A Bandsports anuncia transmissão a partir das 14 horas.

"Os treinos em Fórmia foram muito bons. O Vitaly (o técnico ucraniano Vitaly Petrov, que orientou Serguei Bubka e Yelena Isinbayeva) esteve comigo nos treinos, buscando sempre achar alguma coisa que eu posso melhorar para saltar mais alto", conta a atleta, acrescentando que se sente preparada para voltar a competir e buscar melhorar seu resultado do ano - Fabiana é a quarta colocada no ranking mundial do salto com vara em 2011, com 4,70 m.

A polonesa Anna Rogowska, que divide com Fabiana o primeiro lugar do salto com vara na classificação da Diamond League, não vai competir em Birmingham. A vara da atleta quebrou durante uma competição na semana passada e cortou seu braço. O ferimento não foi muito grave, mas a saltadora precisou levar 12 pontos e deve ficar três semanas afastada. Mesmo com a ausência de Rogowska, Fabiana acha que a prova em Birmingham será bem forte. "O salto com vara feminino está crescendo e, hoje, há várias meninas saltando 4,70 m", comenta a atleta. Entre as rivais no GP inglês estão a alemã Silke Spiegelburg, que, com Rogowska, tem a melhor marca do ano, 4,75 m, e a russa Svetlana Feofanova, que também saltou 4,70 m na temporada.

"A Spiegelburg e a Feofanova são as mais experientes e têm melhores resultados na carreira. Por isso, são as atletas mais cotadas para saltar bem", comenta Fabiana, lembrando que a melhor marca pessoal da russa é 4,88 m, enquanto a alemã já saltou 4,75 m. "A inglesa Holly Bleasdale, que também vai competir em Birmingham, é uma das atletas que me surpreenderam este ano, melhorando suas marcas. Ela já tem 4,70 m", diz Fabiana.

Além do GP em Birmingham, os GPs de Estocolmo (29/7) e de Londres (5/8), também etapas da Diamond League, são as competições importantes que Fabiana vai disputar antes do Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, de 27 de agosto a 4 de setembro. "Quero usar esses GPs para melhorar meu salto", diz a atleta, que já avisou que seu objetivo este ano é tentar ir ao pódio no Mundial. Assim, não brigará pelo título da Diamond League como em 2010, quando foi campeã.

Em Birmingham, Fabiana terá a companhia do técnico Elson Miranda, também do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Em Estocolmo e Londres, será orientada por Vitaly Petrov. "Depois de Londres, volto para Fórmia para terminar minha preparação para o Mundial. Vou chegar a Daegu para o período de aclimatação uma semana antes do começo do Mundial", finaliza a atleta.

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA integra o Instituto BM&FBOVESPA e tem parceria com o Pão de Açúcar e a Prefeitura de São Caetano e apoio da Nike.
Imprimir