Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Placas de carros personalizadas são pagas com dinheiro público no Paraná

G1

Placas de carros personalizadas são pagas com dinheiro público do contribuinte no Paraná. O homem que comanda Porecatu é um político bem conhecido: Walter Tenan. Está na boca do povo e nas placas de muitos carros da prefeitura. Um funcionário explica a combinação. “AWT: Administração Walter Tenan”, justifica.

O prefeito não quis comentar esse costume flagrado também em São Carlos do Ivaí. Lá, o apelido do prefeito Jurandir Alves, Bida, por pouco não coube inteiro na frota oficial. “Eu acho que aí não. Não é dele, é da prefeitura”, diz uma moradora da cidade.

Só que esse capricho dos políticos quase sempre é sustentado com dinheiro público. O Detran cobra uma taxa pela personalização da placa: R$ 100 por veículo. É vaidade com propaganda atropelando a legislação. “Seja qual for o veículo público, ele não pode ser utilizado para propaganda pessoal, para promoção pessoal ou de qualquer partido político”, afirma a promotora de Justiça Melissa Rodrigues.

Pelo menos em Foz do Jordão, o abuso já rendeu sindicância. O prefeito Anildo Alves da Silva diz que não sabia dos carros emplacados com as iniciais do nome dele e mandou apurar o caso de bajulação. “Eu não preciso dessas coisas para aparecer. A coisa que o homem mais tem que reservar na vida é o nome dele”, disse o prefeito.

Imprimir