Imprimir

Notícias / Economia

Bolsas da Ásia têm forte alta; Xangai avança 2,8%

AE

Em dia de feriado em vários mercados asiáticos, como Hong Kong, Austrália e Tailândia, o destaque desta segunda-feira ficou para as bolsas chinesas, que atingiram o seu melhor resultado em quase oito meses.

A alta nas ações cíclicas, em virtude das esperanças nos números de março que mostram uma disparada de novos empréstimos, ajudou as Bolsas da China a fechar em forte elevação. O índice Xangai Composto subiu 2,8% e encerrou aos 2.513,70 pontos, o maior fechamento desde 20 de agosto. Já o Shenzhen Composto ganhou 1,8% e terminou aos 835,91 pontos.


Os bancos encontraram-se curtos de dólares nesta segunda depois da demanda de clientes ao final do dia, ajudando a levar o yuan a uma baixa ante a moeda americana. No mercado de balcão, a cotação do dólar fechou a 6,8352 yuans, de 6,8336 yuans do fechamento de sexta-feira.


A Bolsa de Taipé, em Taiwan, atingiu a maior alta em seis meses e meio, beneficiada pela demanda por ações de empresas alimentícias, de construção e siderúrgicas - os dois últimos setores foram estimulados pelos projetos de infraestrutura do governo local. O índice Taiwan Weighted subiu 1,3% e terminou aos 5.857,64 pontos, o maior fechamento desde fins de setembro.

Perto da estabilidade, o mercado sul-coreano fechou em ligeira alta. Ao final dos negócios, o índice Kospi da Bolsa de Seul subiu 0,17%, encerrando aos 1.338,26 pontos.

Nas Filipinas os investidores seguem em ritmo de realização de lucros, fazendo o índice PSE da Bolsa de Manila cair 1,4%, fechando aos 2.043,20 pontos.

A Bolsa de Cingapura encerrou em alta, com o sentimento ajudado pelos fortes ganhos nos mercados norte-americanos na semana passada e esperanças de que as condições macroeconômicas começarão a se estabilizar em breve. O índice Straits Times subiu 2,6% e fechou aos 1.876,77 pontos.

O mercado indonésio teve forte alta, impulsionado pela relativamente pacífica eleição, que conduziu a moeda local a alta, resultando em esperanças de um crescimento na economia do país. O índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 5,1%, o maior porcentual este ano, para fechar no recorde do ano de 1.540,40 pontos.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur subiu 0,03% e fechou aos 941,41 pontos, com realizações de lucros. As informações são da Dow Jones
Imprimir