Imprimir

Notícias / Economia

Crise ameaça produção de petróleo e gás britânico no Mar do Norte

Folha de S.Paulo

A produção de petróleo e gás do Reino Unido no Mar do Norte pode diminuir porque a crise econômica levou à queda da prospecção em um dos depósitos mais importantes do mundo, informa hoje o jornal "Financial Times".

O número de poços de prospecção perfurados no Mar do Norte diminuiu 78% no primeiro trimestre de 2009 em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo dados da firma Deloitte divulgados pelo periódico econômico.

Trabalhou-se em apenas 18 poços de avaliação e prospecção no primeiro trimestre, uma queda de 41% na atividade total de perfuração frente o mesmo período de 2008.

O grupo UK Oil and Gas é ainda mais pessimista, já que prevê que a perfuração pode diminuir este ano 66%.

O "Financial Times" assinala que a prospecção e avaliação de poços é um passo muito importante para as perspectivas de provisão de petróleo de uma região a longo prazo, e acrescenta que o Reino Unido e o resto da Europa terão que depender cada vez mais do gás russo e do petróleo do Oriente Médio.

Segundo o jornal, a atual situação suporia que, em lugar de satisfazer 45% das necessidades de petróleo e gás do Reino Unido em 2020, com o atual ritmo de investimento, o Mar do Norte só poderia cumprir com 12% da demanda.

A situação do Mar do Norte é pior que em outros lugares, já que os novos achados tendem a ser menores e os poços petrolíferos menos produtivos e custosos de manter, acrescenta o periódico.
Imprimir