Imprimir

Notícias / Economia

Petróleo cai mais de 5% com receio sobre demanda

AE

Os preços dos contratos futuros de petróleo estão em queda superior a 5% hoje, em reação às expectativas de menor demanda mundial pela commodity, depois que a Agência Internacional de Energia (AIE) cortou na sexta-feira sua projeção para a demanda global em 1 milhão de barris por dia devido à fraqueza das economias. A agência espera agora que a demanda totalize 83,4 milhões de barris por dia este ano, a menor desde 2004.

Às 11h37 (de Brasília), o petróleo com vencimento em maio no pregão eletrônico da Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex) caía 6,16%, para US$ 49,02 por barril. Na plataforma ICE, o petróleo Brent recuava 5,55%, a US$ 51,06 o barril. Na sexta-feira, os mercados não funcionaram devido ao feriado pela Sexta-feira Santa.

O relatório mensal da AIE disse que a "cobertura de demanda futura" nos países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), uma medida de adequação dos estoques de petróleo, estava em fevereiro no maior nível em 16 anos, em 61,6 dias. A quantidade de petróleo estocado nos navios aumentou. "O ritmo de contração da demanda por petróleo se aproxima de taxas vistas pela última vez no começo dos anos 1980", disse a AIE.

Os preços do petróleo também vêm acompanhando recentemente os mercados acionários, uma vez que os operadores olham os preços das ações como sinais da demanda futura. Hoje, as Bolsas de Nova York operam em queda.

O mercado mostrou pouca reação à notícia de problemas de abastecimento de petróleo na Nigéria. A Royal Dutch Shell PLC fechou estações de fluxo para o oleoduto Trans-Niger que transporta 150 mil barris por dia, após um incêndio. As informações são da Dow Jones.
Imprimir