Imprimir

Notícias / Economia

Vale vê sinais de recuperação na demanda por minério

AE

 O diretor executivo de Finanças da Vale, Fabio Barbosa, disse hoje que já dá para perceber sinais de recuperação na demanda por minério de ferro e metais. Segundo ele, essa melhoria já é evidente na China, mas ainda não é percebida na esfera global.
"A gente pode auferir que há indícios de estabilização na produção em nível muito mais baixo, mas há estabilização. Temos uma queda contínua no nível de estoques combinado com o aumento de encomendas. Nós podemos observar os primeiros indícios de reversão da retomada futura da demanda por minério de ferro e metais", disse hoje, em palestra no seminário "Cenários da Economia Brasileira e Mundial".

O executivo admitiu que a crise gerou um ajuste inédito no setor em termos de desaceleração de preços. Ele lembrou que, ao contrário de outras crises, a desaceleração de preços agora foi muito mais rápida do que no passado. Ele citou como exemplo o caso da retração vivida no início dos anos 90, quando os preços caíram mais de 80%, porém em um prazo de 63 meses.

Apesar de admitir o forte impacto da crise, o diretor traçou um cenário mais positivo para o setor nos próximos meses. Segundo ele, a economia chegou ao ponto em que se pode esperar "um conjunto maior de notícias positivas". Mesmo assim, Barbosa acredita que ainda há muitas incertezas no cenário internacional, especialmente sobre a velocidade de recuperação da economia internacional, especialmente da norte-americana, que representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial.
Imprimir