Imprimir

Notícias / Cidades

Três carvoarias são fechadas no Araguaia sem licença ambiental

De Barra do Garças - Ronaldo Couto

Três carvoarias da região do Araguaia foram fechadas por fiscais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) por funcionarem sem licença ambiental. O embargo foi realizado na semana passada, mas só foi anunciado nesta semana pela diretora substituta da Sema, Dejane Ribeiro.

São duas carvoarias de Pontal do Araguaia e uma de Tesouro que operavam sem licença e em desacordo com a legislação ambiental. A equipe da Sema mostrou o material apreendido cerca de 550 sacas de carvão.

Os fiscais lacram os fornos e autuaram os proprietários das carvoarias que terão agora um prazo de noventa dias para entrarem com o processo de licença ambiental que vai depender de projeto técnico para funcionamento.

Outra falha gravíssima cometida pelas carvoarias fechadas é com relação à origem das lenhas utilizadas para produção de carvão que não foi mencionado e por isso houve o embargo. Dejane lamentou também as condições subumanas que os funcionários destas carvoarias estavam sendo submetidos na maioria mulheres e crianças.

A Sema tem intensificado o trabalho de fiscalização das carvoarias no Vale do Araguaia para evitar mais desmatamentos e uso irregular de lenhas para fabricação de carvões. As carvoarias fechadas pela Sema vendiam carvão no comércio da região e abasteciam também siderúrgicas no estado de Minas Gerais.
Imprimir