Imprimir

Notícias / Política BR

PSDB quer convocar ministro para esclarecer aditivos em contratos

De Brasília - Vinícius Tavares

O PSDB trabalha nos bastidores durante o recesso parlamentar para desgastar ainda mais o  governo da presidente Dilma Rousseff, que atravessa, com o escândalo do ‘Mensalão do PR’, a segunda grave crise em pouco mais de seis meses de gestão da petista.

O Líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), irá protocolizar hoje (19/7), às 11 horas, requerimento de convocação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, junto à Comissão Representativa do Congresso Nacional. O protocolo será feito na Secretaria Geral do Congresso.

Na opinião de Nogueira, a convocação é necessária para que o ministro preste esclarecimentos sobre o aumento do número de contratos aditivos e do volume de recursos autorizados durante o período em que Passos respondeu pela pasta no ano passado.

Nos últimos seis meses de 2009, o DNIT assinou 53 termos aditivos, que ampliaram o valor de seus contratos em R$ 309 milhões. No mesmo período de 2010, quando Passos respondia pelos Transportes, os aditivos cresceram 154% e a quantia liberada chegou a R$ 787 milhões.

O PSDB também irá protocolizar na Comissão Representativa requerimento convidando Frederico Augusto de Oliveira, conhecido como Fred, a prestar esclarecimentos sobre suposta prática de crime de usurpação de função pública.

Outras ações 
Também serão protocolizadas representação no Ministério Público Federal do Distrito Federal para que seja investigado suposto crime de usurpação de função pública por parte de Fred, e um novo aditamento à representação na Procuradoria Geral da República solicitando apuração sobre os contratos assinados pela Construtora Araújo Ltda, que pertence à esposa do diretor executivo do DNIT, José Henrique Sadok de Sá.
Imprimir