Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Telejornal da TV.JUS será retransmitido pela TVAL

TJ/MT

Será assinado nesta quarta-feira (20 de julho) o Termo de Convênio e Cooperação Técnica entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa do Estado, que tem como finalidade a disponibilização das edições diárias do telejornal da TV.JUS – Canal aberto com a Justiça na TV Assembleia. A assinatura será às 16h30, no Gabinete da Presidência da ALMT.

Para o presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, a inclusão da programação da TV.JUS na emissora é um passo importante para a Justiça Estadual. “O convênio vai proporcionar maior transparência às ações do Poder Judiciário, além de aproximar a instituição do cidadão, uma vez que ao ser transmitido em canal aberto, o telejornal da TV.JUS poderá chegar a praticamente todos os municípios de Mato Grosso”, ressalta.

O telejornal da TV.JUS, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT, entrou no ar no dia 3 de março de 2011 no Portal da Justiça Estadual, no endereço www.tjmt.jus.br. Atualmente está em sua 91ª edição, levando ao internauta, de segunda a sexta-feira, notícias sobre o Poder Judiciário Mato-grossense. Agora, com o convênio firmado entre as duas instituições, o programa será retransmitido, sem custos, em sinal aberto pela TV Assembleia.

A emissora, que faz parte do Legislativo Estadual, irá inaugurar em agosto deste ano o Parque de Transmissão da AL, que será composto por uma torre própria de 110 metros de altura e terá a estrutura de up link, que faz a ‘subida’ dos sinais de áudio e vídeo para o satélite. Tudo isso vai possibilitar a difusão do sinal da TVAL a todo o Estado.

O telejornal da TV.JUS leva ao ar reportagens acerca das ações desenvolvidas pelo Poder Judiciário de Mato Grosso e também sobre assuntos que envolvem a justiça e têm impacto na sociedade. O programa conta também com o quadro Judiciário de A a Z, que teve início no dia 8 de junho e vai ao ar sempre às quartas-feiras. No formato de enquete, o quadro tem a proposta de facilitar o entendimento da linguagem e das nomenclaturas jurídicas pelo cidadão comum, ao mostrar o significado dos termos jurídicos mais utilizados.

O Judiciário Mato-grossense também possui outras formas de dar transparência às suas ações e de se aproximar ainda mais da sociedade. Desde o dia 15 de junho, a TV.JUS disponibiliza reportagens de seu telejornal no NK2 News, primeiro site de troca de matérias entre emissoras de rádio e televisão do Brasil. O espaço possibilita o envio e download de vídeos via File Transfer Protocol (FTP), um sistema rápido de transferência de arquivos, com mais de 120 emissoras cadastradas. O endereço do site é www.nk2news.com.br.

Além disso, o telejornal está no YouTube, o maior site de compartilhamento de vídeos do mundo. A novidade também é uma das estratégias utilizadas pela Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT para divulgar e dar publicidade aos atos, ações e serviços prestados pela Justiça Estadual à sociedade.
Imprimir