Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Umidade do ar ficará abaixo de 30% nos próximos dias

Da Redação - LB

O Instituto Nacional de Metereologia (INMET) aponta que a umidade relativa do ar na Grande Cuiabá chegou a níveis preocupantes, variando entre 75% e 25%, sendo considerado crítico. A coordenadoria da Defesa Civil em Várzea Grande alerta a população para que tome medidas simples para evitar complicações alérgicas e respiratórias, devido ao ressecamento de mucosas.

Nesta quinta-feira (21), os valores de umidade relativa do ar estarão baixos no período da tarde entre o leste e norte do Estado. Na faixa de 20 a 30% de umidade relativa do ar, é considerado estado de atenção. Apesar de baixa, o INMET não prevê umidade abaixo desse percentual.

Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, na faixa entre 30% e 20% é a fase de atenção. O período crítico em que se decreta estado de emergência é abaixo de 12%. A temperatura mínima para hoje foi de 16 graus centígrados e, a máxima, de 35.

O coordenador municipalda Defesa Civil, Juliano Lemes, recomenda que as pessoas se hidratem ao máximo. Alem disso, as queimadas urbanas, a fumaça aumentam a sensação de calor causando problemas respiratórios.

"As pessoas devem evitar a realização de exercícios físicos ao ar livre no período entre às 11h e às 15h. É bom, também, umidificar o ambiente utilizando vaporizadores e toalhas molhadas, por exemplo”, destaca. Com assessoria.
Imprimir