Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Programa objetiva integrar e motivar servidores

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Visando integrar as comarcas e motivar magistrados e servidores, ativos e inativos, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso lançará em agosto o Programa Bem Viver. Criado para fortalecer o Programa Qualidade de Vida, que tem como foco a saúde física e mental do servidor, o Bem Viver tem cinco princípios norteadores, quais sejam qualidade na vida e no trabalho, educação corporativa, cidadania socioambiental, multiculturas e benefícios e incentivos.

Segundo a gerente do Programa Bem Viver, Maria Lúcia Aguiar, o projeto qualidade na vida e no trabalho prevê uma série de ações que visam promover a saúde do trabalhador e atuar na prevenção de doenças. Entre elas o Hiperdia, que irá cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão e diabetes, visando o controle das doenças; o Seguir em frente, que objetiva preparar o servidor para o processo de aposentadoria; ou o Agita judiciário, com estímulo à prática de atividades esportivas, sociais e de lazer.
O projeto educação corporativa terá dois focos principais, sendo um deles o Planejamento financeiro, com palestras, cursos e seminários capazes de colaborar para a melhoria da gestão financeira dos servidores, e o Boas práticas, que tem por objetivo a realização de concurso para premiar as melhores ideias e práticas apresentadas por servidores.

Na área cultural, o programa prevê a realização do Café com prosa, uma série de ações culturais e de entretenimento, como palestras, lançamento de livros, roda de conversas com especialistas em diferentes áreas, e a presença de artistas regionais. Há ainda o subprojeto Revele seu talento, que pretende abrir espaço para que magistrados e servidores revelem seus talentos artísticos, seja na música, na literatura ou nas artes cênicas.

O projeto cidadania e meio ambiente buscará instituir um programa efetivo de reciclagem e coleta seletiva de lixo, e o ‘benefícios e incentivos’ engloba a academia, a creche, o restaurante, o auxílio alimentação e o convênio imobiliário.

Conforme Maria Lúcia Aguiar, o Programa Bem Viver foi idealizado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, com o propósito de elevar a motivação e o reconhecimento humano e profissional dos servidores e magistrados de todo o Poder Judiciário de Mato Grosso.

Nesse sentido, uma das primeiras ações será destinada aos magistrados e servidores de todas as comarcas. Trata-se do programa de ergonomia, uma ginástica laboral que será disponibilizada pelo ambiente do computador e, portanto, atenderá a todos que tiverem interesse na prática, que tem obtido resultados importantes na prevenção de doenças causadas por esforços repetitivos, como a LER.
Imprimir