Imprimir

Notícias / Cultura

Acaso no CineSesc Arsenal

Assessoria/CineSesc Arsenal

Uma experiência em narrativas paralelas e elípticas que influenciou realizadores de cinema em todo o mundo por mais de duas décadas, “Acaso” (Przypadek, Polônia, 1987, 122 min.) é atração desta terça-feira, 26 de julho, às 19 horas, no CineSesc Arsenal. Entrada gratuita. Classificação indicativa: 16 anos.

O filme integra o Ciclo Kieslowski do “Imagens em Pauta”, projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência, Instituto de Linguagens e Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. O projeto promove a curiosidade de assistir a e saber mais sobre filmes de diferentes estéticas e cinematografias, além de estimular a prática social de frequentar uma sala de cinema.

Entre os meses de julho a setembro são discutidos filmes do polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996). As exibições contemplam filmes da fase inicial do cineasta, centrados no cotidiano polonês (“Acaso”), marcados pela burocracia estatal (“A cicatriz”, “Cinemaníaco”), e pelos conflitos morais (a série “Decálogo”). Complementam o ciclo os filmes que Kieslowski realizou na década de 1990 e que o alçaram ao reconhecimento mundial, onde o cineasta investe no mergulho na subjetividade humana e nos detalhes da vida, como em “A Dupla Vida de Véronique” e nos filmes da Trilogia das Cores (“A Liberdade é Azul”, “A Igualdade é Branca” e “A Fraternidade é Vermelha”).

Como já é de costume, junto ao “Imagens em Pauta” acontece o projeto “Terças com Café”, realizado pelo Sesc Mato Grosso, que oferece aos presentes na sessão, após bate-papo sobre o filme, um delicioso cappuccino, na área interna da Choperia Arsenal.

Sobre o Filme
Em “Acaso”, Witek (Boguslaw Linda) é um jovem estudante de medicina que, após a morte do pai, corre para tentar alcançar o último trem para Varsóvia. Partindo desse cenário, Kieslowski propõe e explora três diferentes desfechos para a história de Witek, selando seu destino como membro idealista do Partido Comunista, dissidente político/ativista comunitário, ou pai de família pequeno-burguês.

Audacioso na estrutura narrativa, sóbrio e elegante visualmente, “Acaso” é um estudo sobre o destino, a coincidência e as escolhas individuais, temas que permearam toda a obra do realizador polonês, e que ele voltaria a explorar a fundo em outros filmes. Realizado às vésperas do golpe comunista que condenou à ilegalidade e ao anonimato o principal movimento de abertura política da Polônia, o Solidariedade, o filme foi censurado pelo governo comunista por quase sete anos antes de estrear triunfalmente no Festival de Cannes de 1987.


Sobre o CineSesc
O CineSesc é climatizado e aconchegante, com 65 lugares, som surround e projeção multimídia. Está localizado no Sesc Arsenal, centro cultural que conta com espaços como Biblioteca, Banco de Textos de Artes Cênicas, Teatro, Centro de Difusão e Realização Musical, Galeria de Arte e Choperia. Confira as atividades culturais que este centro cultural oferece através do blog www.sesc-mt.blogspot.com ou pelo telefone 3611 0550.

A programação do CineSesc é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema. Endereço: Rua Treze de Junho, s/nº, bairro Porto (amplo e seguro estacionamento com entrada pela rua lateral).
Imprimir