Imprimir

Notícias / Ciência & Saúde

Diarreia e vômito surgem de 8 a 12h após ingestão de alimento impróprio

G1

Logo após o Bem Estar desta segunda-feira (25), o infectologista e consultor Caio Rosenthal respondeu a perguntas dos internautas sobre alimentos que ficam fora da geladeira.

O médico destacou que o maior cuidado que se deve ter é com alimentos que contêm ovos e derivados, como a maionese. Quem leva marmita de casa para comer no trabalho deve guardá-la na geladeira e, se não for possível, esquentá-la no micro-ondas ou no fogão. Durante o trajeto, é importante manter a comida bem acondicionada e tampada, longe de outros produtos ou objetos.

Além da salmonela presente nos ovos, há várias bactérias que podem causar problemas à saúde, como diarreia e vômito. Esses sintomas costumam aparecer cerca de 8 a 12 horas após a ingestão do alimento.

O infectologista disse ainda que, ao ser descongelado, um produto não deve ser recongelado para não perder seu sabor e nutrientes.

Pessoas que comem em restaurantes por quilo devem observar se a salada está fresca e resfriada e se os alimentos quentes estão sobre água acima de 60° C. Para evitar contaminações, também não se deve falar, tossir nem espirrar sobre o bufê. Cozinheiros e manipuladores de alimentos devem sempre lavar as mãos – e usar luvas, quando possível.

Segundo o médico, panos multiuso são os maiores potenciais de transmissão de bactérias. Eles devem ser limpos em água sanitária (uma colher de sopa para cada litro de água). Já a geladeira pode ser higienizada com água, sabão e uma esponja, que deve ser substituída toda semana, preferencialmente.
Imprimir