Imprimir

Notícias / Política BR

TCU suspende licitações e projetos da Ferrovia Centro Oeste

De Sinop - Alexandre Alves

A presidente Dilma Rousseff determinou, ao ministro dos Transportes, Paulo Passos, a suspensão das licitações e de qualquer projeto que envolva a Ferrovia da Integração do Centro Oeste (Fico), que deveria ligar Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá) à Ferrovia Norte Sul, em Goiás. O motivo seria o preço inflado dos primeiros lotes das obras, apontado em levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Olhar Direto apurou no site da Valec Engenharia – administradora da malha ferroviária do país – que os editais já foram suspensos. Além da Fico, a autarquia também suspendeu projetos em trechos da Ferrovia Norte Sul, além de projetos ambientais em torno da ferrovia.

Na visita a Lucas do Rio Verde, em maio, o então presidente da Valec, José Francisco das Neves, o ‘Juquinha’, anunciou com entusiasmo que o “trem apitaria no município em dezembro de 2012”. Um terminal de cargas estava programado em Lucas, para carregar os vagões com grãos produzidos nas regiões Médio Norte e Norte de Mato Grosso.

A Fico estava planejada para ser executada em duas etapas. A primeira fase começaria em Campinorte (GO), onde se integra à Ferrovia Norte-Sul. Dali, a ferrovia cortaria o Estado de Mato Grosso, passando por Água Boa, até chegar a Lucas do Rio Verde, num trecho de 1.040 quilômetros. Nesta etapa o investimento previsto era de R$ 4,1 bilhões, recurso que sairia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Imprimir