Imprimir

Notícias / Copa 2014

Silval afirma que em 10 dias pode iniciar obras do BRT em Cuiabá

Da Redação - Laura Petraglia

O governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou que se o governo Federal não mudar a matriz do financiamento do modal a ser implantado na região Metropolitana da Capital, dentro de 10 dias ele dará início a execução da implantação do BRT. Segundo ele, o Estado tem um financiamento com a matriz de responsabilidade pro BRT e não está sendo fácil convencer a União a mudá-la para Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

“Eu por parte do governo, minha vontade era construir um sistema moderno que tenha uma duração permanente e sem problema nenhum que seria o VLT. Agora a dificuldade está sendo convencer a equipe do Gecopa em Brasília e do governo Federal de mudar a matriz de responsabilidade. Vamos esperar os próximos dez dias para ver oque acontece”, disse.

O pedido de mudança do modal foi formalizado pelo presidente da Agecopa, Eder Moraes, para representantes de vários ministérios durante reunião, na semana passada (20/7), em Brasília. O Comitê Gestor da Copa do Mundo de 2014 decidirá em no máximo 10 dias se aceita a proposta do governo do Estado para a mudança do modal de transporte a ser implantado em Cuiabá, passando de BRT para VLT.

O pedido de informação feito pelo Comitê Gestor se deve principalmente à elevação dos investimentos para implantação e manutenção do VLT. O grupo é composto por integrantes dos ministérios das Cidades, Esportes, Fazenda, Planejamento, Casa Civil, Infraero e da Controladoria Geral da União.
Imprimir