Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Honda tem queda de 88% no lucro do 2º trimestre

Terra

O lucro da japonesa Honda no segundo trimestre teve uma diminuição de 88%, ante ao mesmo período do ano passado. A empresa, fortemente afetada pelo terremoto seguido de tsunami que abalou o país asiático, faturou 31,7 bilhões de ienes entre abril e junho, queda de 240,7 bilhões de ienes ante ao valor de 2010.

A empresa espera fechar o ano fiscal, que se encerra em março de 2012, com um lucro de 230 bilhões de ienes, menos da metade dos 534 bilhões do ano anterior. As projeções de venda para o final do ano, contudo, foram elevadas em 3% ante ao esperado em junho. A empresa quer repassar 3,43 milhões de veículos, menos que os 3,51 mi comercializados no último ano.

As vendas de motocicletas, contudo, devem apresentar crescimento sobre o registrado no último ano. A japonesa tem planos de comercializar 12,7 milhões de unidades, 1,25 milhão a mais que os 11,45 milhões do último período.

A produção de todas as empresas automotivas do Japão foi abalada após que o terremoto seguido de tsunami afetou, principalmente, as empresas de peças que ficam no norte do país, mas a Honda espera voltar a normalidade até o final do ano. A empresa afirmou, em comunicado, que está confiante no retorno à normalidade o mais breve possível, com a recuperação do desastre acontecendo mais rapidamente que o previsto na época.

Os resultados das outras grandes empresas japonesas do setor variaram. A Mitsubishi e a Toyota conseguiram registrar alta no faturamento, enquanto a Nissan e a Mazda tiveram queda, a última sua terceira consecutiva.
Imprimir