Imprimir

Notícias / Política BR

Ministério firma compromisso de garantir direito à amamentação a 100% das mães

De Brasília - VT

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pretende seguir recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e garantir a 100% das mães brasileiras as condições de amamentar seus filhos até os dois anos de idade. O compromisso foi firmado hoje (1/8), no Rio de Janeiro, durante lançamento da Semana Mundial da Amamentação (SMAM), que vai até o dia sete de agosto.

Apesar do tempo médio do período de aleitamento materno no país ter aumentado um mês e meio, de 1999 a 2008, o Brasil ainda está em um patamar baixo. A OMS considera como ideal que 90% a 100% das crianças menores de seis meses tenham no aleitamento materno um alimento exclusivo. No Brasil, esse índice é de 41%.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, uma das metas do Ministério e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é conscientizar a sociedade sobre a importância do apoio da família, dos profissionais de saúde, empregadores, e, especialmente da mídia e dos formadores de opinião para garantir o direito à amamentação.

Durante o evento, foi lançado o Guia dos Direitos da Gestante, uma publicação conjunta entre o Ministério da Saúde e a Unicef (Programa das Nações Unidas para a Infância). O guia é uma espécie de instrumento para a capacitação de agentes multiplicadores, que terão como função transmitir informações às comunidades sobre os direitos das mães à amamentação.

“É de fundamental importância que todos os segmentos da sociedade, mídia, formadores de opinião, familiares e empregadores, ajudem às mães na superação dos obstáculos que, muitas vezes, as impedem de continuar amamentando seus filhos”, observa Padilha. O ministro chama a atenção para o fato de que o aleitamento materno, por estar diretamente relacionado à redução da mortalidade infantil e neonatal, contribui, de forma significativa, para cumprimento das metas assumidas pelo Brasil, com a OMS.

Uma dessas metas é a de reduzir em dois terços a mortalidade em menores de cinco anos entre 1990 e 2015. “O Brasil está em condições de atingir esta meta já em 2012, ou seja, três anos antes do prazo fixado pela OMS”, ressaltou Padilha. Também está entre os compromissos do Brasil o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil no Nordeste e Amazônia Legal e Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal.

A SMAM foi idealizada pela WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e tem sido comemorada em 150 países com o propósito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. A comemoração da SMAM tem se mostrado um método efetivo de mobilização de todos os segmentos da sociedade em defesa da amamentação.
Imprimir