Imprimir

Notícias / Política BR

Ministro anuncia investimento de R$ 7,8 mi para três UPAs em MT

De Brasília - VT

O Estado de Mato Grosso terá mais três UPAs 24h (Unidades de Pronto Atendimento) de porte III, cada uma com até 20 leitos e capacidade para atender até 450 pacientes por dia. O repasse previsto para a construção e compra de equipamentos no estado será de R$ 7,8 milhões e é um dos assuntos da visita do ministro Alexandre Padilha ao Estado nesta terça-feira (2/8).

Ao todo o Estado já possui oito UPAs habilitadas. Das três novas unidades, duas unidades funcionarão em Cuiabá e uma unidade em Várzea Grande. As construções foram autorizadas pelo Ministério da Saúde e fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do programa Saúde Toda Hora, que está reorganizando a rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde (SUS).

As UPAs 24h oferecem assistência em situações de emergência durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Elas funcionam como unidades intermediárias aos hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos brasileiros aos serviços de emergência no SUS. Ao atender um chamado de urgência, o SAMU/192 presta o primeiro atendimento ao paciente e o encaminha para as UPAs ou para os hospitais da rede, nas situações mais graves.

O programa Saúde Toda Hora prevê rapidez na comunicação entre as centrais de regulação, as UPAs e a Unidade Básica de Saúde ou o hospital. Esse formato de funcionamento integrado entre várias unidades de promoção, prevenção e atendimento à saúde é uma das principais características do novo programa.

Ao todo o Ministério da Saúde autorizou a construção de 53 novas UPAs 24h (Unidades de Pronto Atendimento) em 15 estados (AL, AM, BA, CE, ES, GO, MT, PA, PB, PI, RJ, RO, RS, SC e SP). Segundo o Ministério, 97% dos casos atendidos em uma UPA são resolvidos na própria unidade.

As novas UPAs estão distribuídas em 47 municípios e se somam as outras 478 UPAs já habilitadas em todo o país. Ao todo, 113 já estão em funcionamento e outras 99 estão previstas para serem inauguradas até o final de 2011.
Imprimir