Imprimir

Notícias / Brasil

Lançada em Goiânia campanha para imunização de bebês prematuros

G1

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lançou nesta terça-feira (2), em Goiânia, a segunda edição da campanha nacional Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido no Departamento Neonatal do Hospital das Clínicas. A campanha, que vai até o mês de setembro em todo o país, tem como objetivo principal a conscientização de médicos e da população sobre a importância da adequada imunização dos prematuros.

O vírus sincicial respiratório (VSR), pouco conhecido pela maioria das pessoas, é o principal agente de infecções respiratórias em crianças menores de um ano de idade. A expectativa é de que o maior número de prematuros sejam imunizados durante o período em que o vírus mais ataca (abril a setembro).

Realidade do prematuro
No Brasil, sete em cada 100 bebês nascidos são gerados antes de completar o período ideal de 37 a 40 semanas dentro do ventre materno. Como só nos últimos meses gestacionais a criança completa o desenvolvimento do sistema imune e respiratório, as infecções podem atacar de maneira mais grave estes bebês. Cerca de 15% dos prematuros (menos de 35 semanas) são hospitalizados em decorrência de infecções causadas pelo VSR.

No primeiro ano de vida, em diferentes estudos no Brasil e no mundo, o principal agente envolvido em bronquites e pneumonias, independentemente da condição socioeconômica, é o VSR. O impacto da doença se correlaciona com o grau de prematuridade. A imunização é parte fundamental na continuada assistência integral à saúde do prematuro, com o intuito de prevenir doenças.

Serviço:
O que é: Lançamento da Campanha Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido
Data: 2 de agosto – 9h às 16h
Local: Hospital das Clínicas de Goiânia (1ª Avenida sem número, Setor Leste Universitário – Departamento de Neonatologia (entrada).
Imprimir