Imprimir

Notícias / Brasil

Ciclone acirra o frio e provoca ventos de mais de 100 km/h no Sul do país

G1

Um ciclone extratropical que está próximo ao litoral Sul do país provocou ventos de mais de 100 km/h no litoral norte do Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina na tarde e noite de terça-feira (2) e madrugada de quarta-feira (3).. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Flávio Varone, “o ciclone estava bem próximo ao litoral, provocando ventos fortes e acirrando o frio na região”.

Em Tramandaí (RS), o vento chegou a 96 km/h. Já no litoral de Santa Catarina, a velocidade do vento foi ainda maior, chegando a 106 km/h em Araranguá e 109 km/h em Urubici.

"O ciclone favorece a tempo mais frio, pois acentua a entrada do ar frio sobre o continuente, circulando do mar para a terra e empurrando o frio para dentro do continente”, explica Varone.

vento rs (Foto: Fernando Gomes/Agência RBS)Em Porto Alegre, também houve registro de vento forte (Foto: Fernando Gomes/Agência RBS)

A previsão é de que as rajadas continuem fortes durante esta quarta-feira (3) até o final da manhã no Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina, afastando-se em direção ao mar no fim do dia.

A Defesa Civil estadual registrou destelhamento de casas e queda de árvores e postes de luz devido aos ventos, chegando a faltar luz em algumas regiões. Até o início da manhã desta quarta-feira, apenas a cidade de Três Forquilhas havia comunicado oficialmente estragos pelo vento. Não houve registro de ocorrências graves até então.
saiba mais

Morador de Palmas (PR) registra imagens de neve na cidade; veja vídeo
Cataratas do Iguaçu são interditadas pelo excesso de chuva no Paraná

A tendência, diz o meteorologista, é que o frio diminua até o fim da semana e as temperaturas aumentem no sábado na região. Há previsão de chuva apenas para o domingo.

Na terça-feira, nevou em quatro cidades catarinenses: São Joaquim, Lages, Urubici e Água Doce. E foram registradas temperaturas negativas em 17 municípios gaúhcos. Já na madrugada desta quarta-feira, as temperaturas mínimas ainda não foram consolidadas, segundo o Inmet.

Previsão parcial do Inmet na região Sul até as 8h desta quarta-feira apontava que Urubici, em Santa Catarina, registrou -2,3ºC. No RS, São José dos Ausentes marcou 0,7ºC e Inácio Martins (PR), também 0,7ºC.


Imprimir