Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Comerciantes ganham tempo para se adequar a regras para transporte

G1

A partir de quinta-feira (4), entram em vigor as novas regras determinadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o transporte galões de 20 litros de água e de botijões em motocicletas. Mas em Cascavel, no Oeste do Paraná, a fiscalização vai começar depois.

O período diferenciado vai ocorrer porque o curso especifico para motociclistas que trabalham com transporte de cargas e que se tornou obrigatório, conforme as novas regras, demorou para ser implantado pela unidade do Departamento de Trânsito do Paraná da cidade.

Além desta qualificação, o Contran determinou que o condutor deve ser maior de 21 anos, ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) há pelo menos dois anos. Está proibido também o transporte nas garupas das motos. A empresa que presta este tipo de serviço de entrega deve fazê-lo por meio de em caminhões, caminhonetes ou em sidecar – que é uma espécie de reboque que fica ao lado da moto.

O comerciante Pedro Machado relatou que as novas regras aumentam o custo do serviço e que a empresa dele reduziu o número de motos e que aumentou a quantidade de pequenos caminhões.

Há casos de empresas que decidiram eliminar as motos e utilizar apenas caminhões. A empresária Margarida Spiazzi contou que dois funcionários já sofreram acidentes graves quando dirigiam motocicletas.
Imprimir