Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Bombeiros do DF registram 3 mil focos de incêndio em três meses

G1

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal registrou cerca de três mil focos de incêndios no Distrito Federal somente nos últimos três meses deste ano. Nesta terça-feira (2), por exemplo, o fogo atingiu 6.200 m² no Parque da Cidade. As regiões mais afetadas pelos incêndios geralmente são as áreas rurais em cidades como Planaltina, Sobradinho, Brazlândia e São Sebastião.

O subcomandante do Grupo de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, major Marcos Antônio Apolônio, explicou que, apesar do número elevado de ocorrências nos últimos meses, a corporação detectou uma redução nos registros de focos de incêndios se comparado com o mesmo período de 2010. “São 15% de ocorrências a menos que no ano passado. E a área queimada também teve uma redução de 30%”, afirmou.

Apolônio destacou que o Corpo de Bombeiros está preparado para enfrentar o período mais crítico da estiagem do ano, registrados geralmente em agosto e setembro. “Estamos mais preparados e com mais aparelhos que no ano passado. Temos mais de 30 viaturas para combater incêndios e cerca de 200 militares”.

Para o subcomandante, faz parte da cultura agrícola o uso do fogo para limpeza e renovação do pasto. No entanto, ele explicou que é necessário ter orientações para não provocar maiores incêndios. “Se o produtor ou proprietário rural entrar em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ou com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), ele será orientado em relação às práticas alternativas e menos danosas ao meio ambiente”, disse.

O Corpo de Bombeiros ainda orienta à população para que não jogue pontas de cigarros acesas pela janela do carro ou até mesmo palitos de fósforo. “É necessário ter atenção a todo lixo que é jogado no meio ambiente e que acaba provocando esse tipo de ocorrência”, falou Apolônio.

Umidade
A umidade relativa do ar no Distrito Federal deve chegar a 30% nesta quarta-feira (3). A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que a temperatura, nas horas mais quentes do dia, chegue a 29°C. Nesta terça-feira (2), a umidade mais baixa registrada foi de 19%, com temperatura máxima de 30°C.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Luiz Cavalcanti, a umidade deve subir um pouco esta semana devido a uma frente fria que chegou ao sul de Goiás. “Após a passagem da frente, que não deve chegar tão intensa no DF, a temperatura pode cair um pouco”, disse.

Cavalcanti explicou que não deve chover na capital federal por enquanto. As chuvas devem acontecer apenas na segunda quinzena de setembro. “A previsão que ainda temos é de seca, com baixos índices de umidade relativa do ar – abaixo de 20%. Se acontecer alguma precipitação antes, será fraca e de pouca duração, mas isso pode melhorar um pouco a secura”, explicou.
Imprimir