Imprimir

Notícias / Educação

44% dos estudantes das federais são das classes C, D e E, diz pesquisa

G1

Pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) mostra que 44% dos estudantes matriculados nas universidades federais brasileiras pertencem às classes C, D e E. O maior percentual fica nas regiões Norte (69%) e Nordeste (52%). A amostra selecionada se baseou em estudantes matriculados nos cursos presenciais de graduação no segundo semestre de 2009.

O levantamento aponta que metade dos estudantes estudou exclusivamente em escola pública (44,8%) ou cursou a maior parte do ensino médio na escola pública (5,6%). No total, 42,36% dos estudantes fizeram todo o ensino médio em escola particular e 7,24% fez a maior parte em escola particular.

Os estudantes da classe A somam 15% do universo total, com maior concentração na região Centro-Oeste (22%). Em contrapartida, a região Norte tem apenas 6,3% de estudantes da classe A.

A pesquisa mostra que acima de questões como o mercado de trabalho, os estudantes são levados a concorrer a uma vaga nas federais principalmente pela gratuidade e qualidade do ensino, associadas às aptidões e realização pessoal, bem como a obtenção de um diploma de nível superior.

Outros dados
O levantamento apontou, ainda, que as mulheres são maioria nas universidades federais (53%), bem como os estudantes de cor branca (54%).

A grande maioria dos estudantes não tem filhos (90,8%). As regiões Norte e Centro-Oeste são as que apresentam o maior percentual de estudantes com filhos (16,8% e 13,07%, respectivamente).

Do universo dos estudantes, 37,6% trabalham. O destaque é para a Região Sul, onde quase a metade (46,3%) dos estudantes trabalha.
Imprimir