Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Inscrições para o edital Natura Carbono Neutro se encerram nesta sexta-feira

Da Assessoria

Até o dia 5 de agosto, a Natura está recebendo inscrições de projetos para o edital do Programa Carbono Neutro. A empresaselecionaráprojetos de redução de emissão e/ou remoção de gases que causam o aquecimento global para compensar as emissões do biênio 2011/2012.As unidades de redução serão adquiridas com o objetivo de compensar as emissões verificadas conforme inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da Natura referente a este biênio. A novidade deste ano é que, além do Brasil, outros países da América Latina (Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru) também podem se inscrever. Os interessados poderão submeter suas sugestões por meio do sitewww.natura.com.br/carbononeutro.

“Buscamos projetos dotados de mecanismos eficazes na comprovação de redução/remoção das emissões de GEE, alinhados aos nossos objetivos e que levam em conta benefícios socioambientais localmente relevantes. Geração de renda, conservação da biodiversidade, uso sustentável e perfil inovador são outras características que serão observadas no processo de seleção. Assim, conseguimos engajar todos que se relacionam conosco e que possuem a mesma vontade de construir um sistema mais inclusivo e sustentável para a sociedade atual e futuras gerações”, explica Marcelo Cardoso, vice-presidente de desenvolvimento organizacional e sustentabilidade da Natura. Para o biênio 2009 e 2010, a Natura selecionou seis projetos que neutralizarão as emissões de 2009 (232.827 toneladas deCO2e) e 2010 (253.312 toneladas de CO2e).

Programa Carbono Neutro – A Natura tem um compromisso de longa data com o desenvolvimento sustentável. Por isso, implantou em 2007, o Programa Carbono Neutro destinado a reduzir de forma contínua suas emissões de GEE em todas as etapas de sua cadeia produtiva – desde a extração de insumos para produção de matérias-primas e de materiais para embalagens, passando por processos internos e o transporte de produtos, até o seu descarte. Oque não é possível reduzir nos processos de produção da empresa, é compensado com a aquisição de créditos de carbono de projetos externos, selecionados por meio de edital público. A meta é a redução relativa de 33% nas emissão de GEEs até 2013.

Sobre a Natura
A Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta. Criada em 1969 a partir de um laboratório e uma pequena loja em São Paulo, hoje a empresa possui mais de 6 mil colaboradores e registrou no ano de 2010 receita líquida de R$ 5,1 bilhões, um crescimento de 21,1% em relação ao ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 744,1 milhões. A Natura está presente no Brasil, Argentina, Peru, Chile, México, Colômbia e França – onde mantém uma loja e um centro-satélite de pesquisa e tecnologia. Na Bolívia atua por meio de empresa distribuidora. Sua força de vendas é formada por mais de 1,2 milhão de consultoras, sendo mais de 1 milhão no Brasil e cerca de 200 mil no exterior.
Imprimir