Imprimir

Notícias / Cidades

Conheça Coxipó do Ouro através da 3ª Caminhada na Natureza

Da Redação/Com Assessoria

Caminhar é saudável e considerado o esporte mais barato que existe. Para incentivar essa prática e abrir mais espaço ao segmento do turismo rural, a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMTDET) desenvolve no Coxipó do Ouro, no próximo domingo (19), pelo terceiro ano consecutivo, o projeto mundial "Caminhada na Natureza", uma iniciativa do Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (Ircod), da Alsácia, na França, e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV) tendo como representante nacional a associação Anda Brasil, localizada no Rio de Janeiro.

Em Cuiabá a 3ª Caminhada na Natureza é denominada circuito dos Tropeiros, o nome é uma alusão ao caminho que ligava Cuiabá a Chapada dos Guimarães na época dos bandeirantes.

O diretor de turismo municipal, Jaime Okamura explica que o projeto consiste em reunir, em várias ocasiões durante o ano, pessoas das mais diferentes regiões em torno da idéia de fazer turismo rural caminhando como forma de contemplação, visando fomentar a inclusão social.

Jaime lembra que o percurso é sempre de 10 km, a largada é às 7h e vai até às 17h. Nesse tempo os caminhantes podem percorrer o trajeto conhecendo a região toda ou também parar durante esse tempo e apreciar o que lhe é apresentado no caminho como: produtos de comunidade rurais ou apenas contemplar o que há para ver.

De acordo com o secretário, Osmário Daltro, a novidade deste ano é a formação de três grupos temáticos, o primeiro observará os pássaros do local, acompanhados por um observador profissional, o segundo a flora da região e o terceiro grupo passará por lugares históricos do Coxipó do Ouro. “Os participantes podem ser de qualquer idade, no entanto é importante lembrar que devem vestir roupas e calçados leves e confortáveis; usar protetor solar e, se possível, óculos escuros”. Osmário também lembrou que no local, pessoas ligadas à saúde, meio ambiente e esporte do município farão medição de pressão arterial orientações sobre alongamento e preservação do meio ambiente.
Imprimir