Imprimir

Notícias / Brasil

Distrito Federal lança programa de apoio a vítimas de crimes violentos

ABr

O Distrito Federal passou a contar com um programa de apoio a vítimas de crimes violentos, onde há assistência jurídica, psicológica e social gratuitas. É o Pró-Vítima, lançado hoje (15) pela secretaria de Justiça do governo do Distrito Federal.

Destinado à população de baixa renda, o programa vai oferecer assistência a famílias vitimadas por crimes como homicídio, estupro, latrocínio e agressão doméstica. A idéia é dar o apoio logo nas primeiras 24 horas depois de ocorrida a violência.

“O programa foi criado para cumprir a obrigação do Estado de dar assistência às vítimas de violência e suprir essa falta de atendimento que está dedicada só a quem comete os crimes”, explica a coordenadora do Pró-Vítima e subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência do Distrito Federal, Valéria Velasco.

O programa vai contar com equipes de advogados, psicólogos e assistentes sociais que vão dar orientações sobre os direitos da pessoa ou da família vitimada. Num primeiro momento, essas pessoas já terão sessões de terapia psicológica. “No momento do trauma, elas estão fragilizadas e desnorteadas, sem informação e sem saber buscar essa informação. Nós queremos prestar esse acolhimento”, afirma Valéria.

O Pró-Vítima terá a parceria do departamento de Polícia Civil do DF, que irá repassar ao programa todas as ocorrências sobre atos violentos, registradas nas delegacias. Com isso, as próprias equipes de profissionais se encaminham à residência da vítima e oferecem o serviço do Pró-Vítima.

O atendimento será feito por núcleos distribuídos por regiões do Distrito Federal. Hoje, foi inaugurado o núcleo da cidade satélite do Paranoá, que atenderá mais duas cidades. A expectativa é implantar oito núcleos até o final do ano.
Imprimir