Imprimir

Notícias / Política BR

Romero Jucá diz acreditar na integridade de ministro do Turismo

G1

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), disse nesta terça-feira (9) acreditar na integridade do ministro do Turismo, Pedro Novais. A pasta foi alvo de operação da Polícia Federal nesta manhã, que prendeu o secretário-executivo do Turismo, Frederico Silva da Costa, e mais 32 pessoas. Segundo Jucá, que é do PMDB, partido do ministro, Pedro Novais tem “toda a responsabilidade para averiguar a questão”.

“Tem que saber o que está acontecendo. Se o ministro mandar apurar e verificar que efetivamente foi algo isolado, não tem porque querer comprometer o ministro, não tem sentido nisso”, disse Jucá ao final de um reunião com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e parlamentares.

A ação visa "combater o desvio de recursos públicos destinados ao Ministério do Turismo por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União". Conforme a PF, a operação contou com 200 agentes que cumpriram 19 mandados de prisão preventiva (sem prazo determinado), 7 de busca e apreensão e outros 19 de prisão temporária (de cinco dias prorrogáveis por mais cinco dias), em Brasília, São Paulo e Macapá (AP).

Além do secretário-executivo, foi preso o secretário nacional de Desenvolvimento de Programas de Turismo, Colbert Martins da Silva Filho,que é ex-deputado federal, um ex-presidente da Embratur (Mario Moysés, segundo a assessoria do Ministério do Turismo), além de empresários, diretores do ministério e funcionários do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Infraestrutura Sustentável (Ibrasi). O G1 tenta contato com dirigentes do Ibrasi.
Imprimir