Imprimir

Notícias / Política BR

Dilma faz reunião do Conselho Político com aliados para discutir crise e denúncias

R7

Na tentativa de acalmar a base aliada, a presidente Dilma Rousseff vai se reunir nesta quarta-feira (10) com o Conselho Político, formado por presidentes e líderes de partidos que dão sustentação ao governo no Congresso.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, também participará do encontro, no Palácio do Planalto, e fará uma exposição sobre os reflexos da crise econômica mundial no Brasil.

Dilma está muito preocupada com o impacto da queda das Bolsas nas ações da Petrobras. Os aliados reclamam da falta de liberação de emendas parlamentares ao Orçamento da União e das sucessivas demissões na Esplanada, no rastro dos escândalos de corrupção.

Na última terça-feira (9), a operação Voucher da Polícia Federal mirou o ministério do Turismo e prendeu 35 pessoas, entre elas o número dois da pasta, Frederico Silva da Costa, o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do ministério, ex-deputado Colbert Martins da Silva Filho, e o ex-presidente da Empresa Brasileira do Turismo (Embratur), Mário Moysés.

Também na mira das denúncias está o Ministério da Agricultura, sob suspeita de patrocinar a atuação de um lobista que cobraria propina de empresas que obtinham contratos com a pasta. Hoje, o ministro é aguardado no Senado para dar novas explicações. Na semana passada, Wagner Rossi foi à Câmara. A expectativa do governo é que hoje ele repita seu discurso e passe uma imagem positiva, afastando a crise do ministério.

A presidente vai aproveitar o encontro com o Conselho Político para pedir apoio e unidade à base aliada. Ela tem dito que está monitorando a crise "com lupa" para evitar a desaceleração da economia.
Imprimir