Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Disputa agrária entre americanos e 278 réus termina depois de 30 anos

Da Redação - Alline Marques / Da Editoria - Marcos Coutinho

Uma disputa agrária por uma área de 149,56 mil hectares, localizada no município de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá), entre o casal americano Edmund e Thereze Zanine e 278 réus, terá fim nesta sexta-feira (12), após 30 anos, com assinatura de um 'acordo histórico' que será homologado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso.

Segundo fontes próximas aos americanos e de alguns réus, ouvidas pelo Olhar Direto,  o termo será assinado às 14h pelo juiz Pedro Sakamoto, titular da Vara Especializada de Direito Agrário da Comarca de Cuiabá.

O valor da negociação não consta dos autos e para isso as partes optaram pela elaboração de um contrato particular. Os réus pagarão uma indenização ao casal para que possam ter, enfim, a posse e o domínio definitivo da terra.

A homologação do acordo, protocolado na semana passada, mais precisamente em 4 de agosto, resultará na extinção do processo de uma área referente a 40 mil hectares do total disputado.

A disputa iniciou em 1978 devido à falsificação de documento públicos (procurações), que resultaram na alienação do imóvel rural pertencente ao casal Edmund e Thereze Zanine a diversos terceiros. As pendengas tiveram origem com a proposição de uma ação anulatória de escritura, ingressada pelos americanos contra diversos réus.
 
Além da ação anulatória, também tramitam atualmente perante a Vara Especializada de Direito Agrário várias outras ações relacionadas, cujos objetos variam desde o sequestro da área de conflito, com demandas anulatórias de negócios jurídicos e embargos de terceiro. Essas ações foram propostas desde a década de 1970 até o começo da atual.

Mais informações em instantes/Primeira atualização às 13h32
Imprimir