Imprimir

Notícias / Cidades

Simulação de acidente aéreo será realizada no aeroporto

Da Redação/Kelly Martins com assessoria

Alunos do curso de Formação Técnica de Bombeiros para Aeródromos (FTBA) vão realizar hoje um simulado de acidente aeronáutico, na Seção de Contra incêndio do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Várzea Grande, localizada no Aeroporto Internacional Marechal Rondon.

Será simulado um incêndio de aeronave com vítimas, onde os alunos farão o combate ao fogo e o resgate dos passageiros, obedecendo, a partir das 17h.

A atividade será a última aula prática do curso, que se encerra na sexta-feira (17), resumindo a teoria e os treinamentos realizados ao longo das instruções ministradas à turma de 40 militares de quartéis da capital e do interior do Estado.

Os bombeiros, que estão concluindo 20 dias de curso, com carga horária de aproximadamente 100 horas/aula, foram capacitados para atuarem na prevenção de sinistros dentro da área do Aeroporto. "Foram ministradas instruções sobre táticas de combate a incêndio em aeronaves e operações de segurança em área aeroportuária, entre outros temas específicos", narrou o comandante.

Os militares atendem as ocorrências de serviço de bombeiro dentro da área aeroportuária, inclusive envolvendo aeronaves e atendimentos pré-hospitalares (APH), portanto são constantemente capacitados com aulas que envolvem extintores, desencarceragem em aeronaves e utilização de viaturas de combate a incêndio dentro do aeródromo.

A instituição está presente no aeroporto do município desde a sua fundação, com exceção do período entre 2004 e 2006, e trabalha através de um convênio que possibilita várias atividades em parceria com a Infraero como a realização de cursos, visitas e palestras nos hangares.

Somente em 2008, a Seção de Contra incêndio do 2º BBM realizou 134 atendimentos pré-hospitalares e, somente neste ano, já registraram 26 ocorrências desta natureza.

Imprimir