Imprimir

Notícias / Universo Jurídico

Inscrições para estágio remunerado começam dia 22

Da Assessoria/TJMT

Visando à formação de cadastro de reserva no quadro de estagiários remunerados, o Poder Judiciário de Mato Grosso abre na próxima semana as inscrições para o processo que contratará estudantes de nível médio e superior. A inscrição será gratuita e realizada no período de 22 de agosto a 2 de setembro, exclusivamente pelo Portal Internet do Poder Judiciário Estadual (www.tjmt.jus.br). As regras que regem o processo seletivo estão dispostas no Edital nº 10/2011/PRES (leia a íntegra aqui), disponibilizado no Diário da Justiça Eletrônica (DJE) que circulou ontem (15 de agosto).

“Como ainda temos contratos vigendo, as vagas serão providas de forma gradativa e de acordo com o fim dos contratos atuais”, explica a vice-diretora-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Randis Mayre.

Poderão se inscrever os alunos que estejam freqüentando o ensino regular em instituições públicas ou privadas de ensino médio e educação de superior. No caso do nível superior, os interessados devem estar cursando as seguintes faculdades: direito, tecnologia da informação (em suas diversas especialidades), administração de empresas, história, comunicação social, publicidade e propaganda, jornalismo, ciências econômicas, ciências contábeis, tecnologia em gestão de eventos e cerimonial, engenharia civil, engenharia elétrica, gestão de pessoas, gestão pública, arquitetura e urbanismo, psicologia, serviço social ou enfermagem (curso profissionalizante).

Os estagiários de nível superior deverão estar regularmente matriculados em Universidade e Faculdades do Estado de Mato Grosso, reconhecidas pelo Ministério da Educação – MEC, e que estejam cursando, no mínimo, o terceiro semestre do curso de Direito ou o segundo semestre dos demais cursos. No caso do curso profissionalizante, o aluno deverá estar cursando o primeiro ano. Somente poderão ingressar no estágio os candidatos que estejam até o limite de seis meses da data prevista para a respectiva formatura.

A prova será aplicada para todos os candidatos na data provável de 2 de outubro, das 9h às 12h. A confirmação da data e as informações sobre os locais de prova serão divulgadas futuramente no Diário da Justiça Eletrônico e também Portal do Poder Judiciário. A prova será objetiva, com caráter eliminatório e classificatório, e será composta de 40 questões, cada uma com quatro alternativas (a, b, c ou d). Serão disponibilizadas três provas diferentes, sendo uma para os estudantes de nível médio, outra para estudantes de nível superior em direito e outra para os estudantes das demais faculdades.

Para os candidatos do curso de Direito, a prova constará de dez questões de Português, dez de Noções de Informática e vinte de Noções de Direito. Já para os demais candidatos, de nível médio e superior, a prova constará de dez questões de Conhecimentos Gerais (atualidades), dez questões de Português, dez de Raciocínio Lógico e dez de Noções de Informática.

De acordo com o edital, aos estagiários incumbe o desempenho de atividades que possibilitem aprendizado técnico sob a supervisão e acompanhamento de um magistrado ou servidor do Poder Judiciário, sem nenhuma forma de vínculo empregatício. Dentre as atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários está realizar pesquisas sobre matéria jurídica relacionada com a respectiva atividade; executar tarefas inerentes a seu desempenho, como verificar o andamento de processos, obter certidões, cópias de julgados e de documentos diversos e atender e prestar informações pertinentes a advogados, partes, procurados, promotores, peritos do juízo, ou qualquer outra autoridade.

O estágio remunerado é regido pela Resolução 8/2011/PRES/TP e as vagas foram estabelecidas pela Portaria nº 705/2011/DGTJ. Elas foram estabelecidas em 950 para toda a Justiça Mato-grossense. Desse total, 527 são destinadas estudantes do ensino superior e 423 para os do ensino médio. A maioria das vagas – 815 – será destinada à Primeira Instância do Poder Judiciário.

Clique aqui para visualizar a Resolução 8/2011/PRES/TP e aqui a Portaria nº 705/2011/DGTJ.

Leia abaixo mais matérias sobre o mesmo assunto.
TJMT estabelece 950 vagas para estágio remunerado

http://www.tjmt.jus.br/Conteudo.aspx?IDConteudo=20335

Aprovada proposta de aumento no número de vagas

http://www.tjmt.jus.br/Conteudo.aspx?IDConteudo=19419




Imprimir