Imprimir

Notícias / Brasil

Formadores do Programa Brasil Alfabetizado participam de formação inicial

Assessoria/Seduc-MT

Um total de 1.253 formadores e coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado participam no mês de agosto da formação inicial - com carga horária de 40 horas - promovida pela Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos (EJA), subordinada à Superintendência de Diversidades Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT). O Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo a erradicação do analfabetismo no Brasil. Ele é desenvolvido no Estado desde 2003 tendo como parceiros a Seduc e prefeituras. “Ao todo 100, dos 141 municípios, aderiram ao programa”, explica o gerente e Curricular da Educação de Jovens e Adultos, Sávio de Brito Costa.

Dezesseis técnicos da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos são os responsáveis pelo processo de formação em andamento nos polos de Juína, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Tapurah, Alta Floresta, Confresa, Cáceres. Na capital do Estado os coordenadores e professores irão participar das atividades no período de 29 de agosto a 02 de setembro.

Integram o currículo de formação inicial temas como: objetivos e metas da formação (Programa Brasil Alfabetizado), apresentação dos principais marcos conceituais da EJA, linguísticas da alfabetização. Também irão participar de oficinas práticas para a construção de material pedagógico como alfabeto móvel com letras bastão maiúsculas e minúsculas, bingo de letras, alfabeto com rótulos, dentre outras ferramentas empregadas para o processo.

NÚMEROS

No total, existem 1.231 turmas ativas contemplando um universo de 16.045 alfabetizandos em Mato Grosso. O número supera em 45% a meta estipulada que visava contemplar um montante de 11,2 mil estudantes.

O gerente curricular Sávio Brito explica que as aulas nas primeiras turmas cadastradas tiveram início no último dia 14 de março. O curso inicial de alfabetização será ofertado em um período de oito meses, que corresponde a 320 horas (10 horas semanais), e deverá ser concluído em novembro.

“Conseguimos ampliar nossa meta em 2011, mas temos ainda como desafio atingir 100% dos municípios e a ampliação da oferta e garantia da continuidade dos estudos para essas pessoas”, diz Sávio Brito.
Imprimir