Imprimir

Notícias / Brasil

Demolição de marquise da arquibancada do Maracanã termina em dezembro

Agencia Brasil

São Paulo – A demolição da marquise da arquibancada do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, no Rio de Janeiro, será concluída em quatro meses, disse hoje (16) o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), Ícaro Moreno Júnior.

“Estamos na última fase da demolição. Depois disso me libera para fazer os blocos para começar a subir os pilares para começar a colocar a arquibancada. O início da concretagem dos degraus está começando amanhã, vamos fazer estoque de degraus”.

Com o fim da derrubada da marquise em dezembro, a próxima etapa das obras, segundo Moreno, será a montagem das arquibancadas que começam a ser feitas, a partir de amanhã (17), no próprio canteiro de obras do estádio.

O Ministério Público Federal (MPF) deu entrada no último dia 1º com uma ação civil pública pedindo a paralisação imediata das obras de reforma da marquise do estádio. A ação pede a reconstrução da marquise antiga.

O MPF baseia sua ação no fato de o Maracanã ser tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2000. A medida impede modificações radicais, como as que estão sendo feitas para a Copa do Mundo de 2014. O Justiça negou, em primeira instância, a ação.

Segundo a assessoria de imprensa do Iphan, o Maracanã não foi tombado por sua arquitetura, mas por sua importância etnográfica, isto é, por ser palco de uma manifestação cultural brasileira.
Imprimir