Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Cargas de toras são apreendidas apreendidas na BR 163

De Sinop - Alexandre Alves

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou duas carretas transportando toras sem a devida documentação ambiental, na BR-163, em Matupá (700 km de Cuiabá), durante a madrugada desta quarta-feira, revelando que a retirada de árvores de forma criminosa ainda acontece no Nortão do Estado, mesmo após fortes operações ambientais.

Uma das abordagens foi a uma carreta Mercedes Benz LS-2635, com placas de Paranaita (961 km de Cuiabá), que transportava 42,1 metros cúbicos de toras de Amescla. A documentação apresentada pelo condutor apresentava divergências e não havia a classificação quanto à essência.

Logo em seguida, no mesmo local, os agentes da PRF abordaram outro veículo com placas de Paranaita. Novamente, na documentação apresentada pelo condutor, havia irregularidades. Eram transportados mais 40,865 m³ de madeira em toras, tipo garapeira, sem classificação quanto à essência.

Os registros de apreensão foram feitos e, as carretas e as toras, encaminhadas ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Posteriormente o produto apreendido será doado a órgãos públicos da região Norte de Mato Grosso. Os proprietários dos veículos e da madeira responderão por crime ambiental.
Imprimir