Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Investimentos na área ambiental promovem a qualidade de vida da população

Da Assessoria/Ascom Rondonópolis

Investimentos feitos pela Prefeitura de Rondonópolis na área ambiental contribuem para a preservação da natureza e para o bem-estar da população. Nos dois primeiros anos de gestão a equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Semma ampliou a arborização e recuperação de nascentes, fez o plantio de grama e árvores nativas, além da instalação de três Ecopontos com a meta de destinar o lixo de forma correta. A aplicação dos recursos públicos foi destinada ainda na contratação de dez brigadistas que auxiliam o trabalho de prevenção às queimadas, desenvolvido em parceria com o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

Lindomar Alves, secretário da Semma, esclarece que a Prefeitura contratou 70 produtores rurais para trabalhar com carroças e tratores na limpeza de terrenos baldios. As ações intensificadas de combate as queimadas vão até o dia 31 de outubro. Também distribuiu sementes de Crotalária, planta que ajuda a combater o mosquito da dengue. Três veículos foram adquiridos e oito fiscais contratados para intensificar os serviços.

Articulou junto ao Governo Federal a liberação de recursos para a implantação do Parque Municipal das Mangueiras, no Jardim Primavera. A intenção é implantar mais dois Ecopontos, um no Jardim Liberdade e Nova Era e outro no Jardim Ipiranga, Primavera e Jardim Itapuã.

Os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente – Semma apresentaram um relatório com as áreas de risco na cidade e apoiaram a Secretaria de Saúde nos mutirões de limpeza. “Investimos em cursos de qualificação profissional para os fiscais, com o objetivo de melhorar o atendimento às famílias”, disse.

A educação ambiental é mais uma ação desenvolvida pela Secretaria. Desde 2009, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares recebem orientação de como manter a preservação do meio ambiente. “A equipe desenvolve atividades de conscientização com as crianças e jovens com o objetivo de que eles se transformem em multiplicadores e incentivem os pais e vizinhos a fazer o mesmo”, completa a gerente do Núcleo de Educação Ambiental, Patricia Karina Barbosa Araújo.

METAS PARA 2011-2012

A meta da equipe da Semma para 2011 e 2012 é instalar um triturador de galhos que vai gerar economia de gastos públicos, melhoria no aspecto urbanístico e contribuir para a diminuição das queimadas urbanas. Outra medida é implantar o Centro de Educação Ambiental aproveitando o espaço do Horto Florestal para criar espaços de interpretação com ênfase ao bioma Cerrado e também construir um auditório para palestras e cursos. Sempre aproveitando os recursos naturais do Bosque Municipal.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma conta com uma equipe de plantão 24 horas. As denúncias podem ser feitas pelo número 3411-5108 ou 9994-7009.

Imprimir