Imprimir

Notícias / Carros & Motos

Pesquisa da CET mostra que pedestre não conhece seus direitos

G1

Uma pesquisa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revelou que pouco mais da metade das pessoas que andam a pé sabe que, quando o pedestre acena para atravessar na faixa onde não há semáforo, o carro deve parar. As pessoas desconhecem esse direito, apesar de a maioria já estar por dentro da Campanha de Proteção Intensificada lançada pela CET.

Se a pessoa está atravessando a faixa de pedestre e o sinal fica verde para o motorista, o pedestre tem o direito de chegar ao outro lado com tranquilidade. Deixar de dar preferência a pedestres que ainda não concluíram a travessia ou que estão em uma faixa sem semáforo é infração gravíssima e acarreta em sete pontos na carteira, com multa de R$ 191,53. Não dar preferência a pedestres que atravessam na transversal também é infração grave, dá multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.

O pedestre também tem as suas responsabilidades. Vários pedestres atravessam quando o semáforo está fechado para eles ou fora da faixa. “Quando o sinal está aberto para o carro, o pedestre tem que aguardar seu tempo de travessia”, explica. Nancy Schneider, superintendente de Educação e Segurança da CET. Segundo ela, outra informação importante é em locais onde não tem faixa nem semáforo. “Se o pedestre estiver a menos de 50 metros de uma faixa, precisa ir até ela. Se estiver a mais de 50 metros, é necessário fazer o sinal do braço, esticar a mão, aguardar o carro diminuir a velocidade, parar e , só assim, atravessar.”

Proteção ao pedestre
A CET intensificou na última segunda-feira (8) a fiscalização sobre motoristas e motociclistas que deixarem de dar preferência aos pedestres durante travessias nas faixas de pedestres. A ação dos fiscais se concentra inicialmente na região central e na região da Avenida Paulista. Ao todo, 154 agentes de trânsito vão atuar na campanha, segundo a CET.

Para orientar os motoristas, serão implantadas em cruzamentos 142 faixas de sinalização com as mensagens: "Pare antes da faixa. Evite multas e pontos na carteira" e "A faixa é do pedestre. Evite multas e pontos na carteira."

A CET implantou o Programa de Proteção aos Pedestres em maio, depois de mapear 13 áreas consideradas críticas. Nos cruzamentos do Centro e da Avenida Paulista, onde o programa foi implantado, o número de acidentes diminuiu 69% entre maio e junho em relação ao mesmo período de 2010.
Imprimir