Imprimir

Notícias / Política MT

Jaime comemora transferência da construção de eclusa ao Dnit

Da Redação/AM-Com Agência Senado

 O senador Jayme Campos (DEM) comemorou a aprovação do projeto que transfere a responsábilidade direta da construção e do gerenciamento de eclusas e de outros equipamentos de transposição de nível em hidrovias no território nacional para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura. 

A eclusa permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras). O projeto do senador Delcídio Amaral (PT-MS) é substituitivo ao projeto do senador Eliseu Resende (DEM) e deve ser votado em turno suplementar e remetida para apreciação da Câmara.

“O projeto é de fundamental importância para o desenvolvimento do Brasil, sobretudo no escoamento da produção agrícola. O meio de transporte fluvial demonstra-se imensamente mais econômico que o modal rodoviário ou ferroviário, o que pode tornar nosso país muito mais competitivo”, declarou durante pronunciamento no Senado.

Até o final do ano as eclusas de Tucuruí deverão estar prontas para entrar em fase de experimentação, segundo Jayme Campos. Ele comentou que a continuidade das obras, iniciadas há quase 30 anos, garantirá a navegabilidade de 700 quilômetros no Rio Tocantins. Neste rio, das duas eclusas previstas, uma está pronta desde janeiro e a outra deverá estar concluída em dezembro. Essas obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desde 2007.

Jayme Campos destacou que outra grande obra, com investimentos de R$ 5 bilhões, é a hidrovia de Teles Pires-Tapajós, ligando o Mato Grosso e o Pará. Ela inclui a construção de cinco eclusas que permitirão a navegabilidade em um trecho de 1.570 quilômetros. O senador estima que a construção da hidrovia e das eclusas viabilizará o transporte de cerca de 5 milhões de toneladas por ano.
Imprimir