Imprimir

Notícias / Economia

Nextel planeja triplicar assinantes até 2015

G1

A Nextel planeja triplicar sua base de assinantes até 2015, impulsionada pela entrada da empresa na terceira geração (3G) da telefonia móvel. A operadora tem atualmente 3,7 milhões de clientes, mas todos eles são usuários dos serviços de radiochamadas (aquele em que um interlocutor aperta um botão para falar e o solta para escutar a pessoa que está do outro lado da linha).

A companhia pretende inaugurar sua rede 3G no segundo semestre do próximo ano - a Nextel adquiriu licenças para atuar na telefonia móvel em dezembro de 2010, num leilão promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A projeção de crescimento foi feita hoje pelo presidente da operadora, Sérgio Chaia, em entrevista a jornalistas. O executivo reiterou os planos de investir R$ 5,5 bilhões nos próximos cinco anos - incluindo o pagamento das licenças, no valor de R$ 1,3 bilhão.

Segundo ele, os serviços de 3G da Nextel vão estrear inicialmente nos Estados em que a operadora já atua (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Brasília, Ceará, Pernambuco e Espírito Santo). Porém, a ideia é ampliar a cobertura para quase todo o país em 2013.

Além da oferta de serviços ao consumidor final, o modelo de negócios da Nextel prevê o aluguel de sua rede a outras teles ou a empresas que tenham interesse em atuar como operadoras virtuais.

Chaia afirmou que, mesmo entrando na 3G, a Nextel vai manter a tecnologia de radiochamada. 'O desafio para nós é transferir esse modelo de negócios para a telefonia móvel', disse o executivo.
Imprimir