Imprimir

Notícias / Meio Ambiente

Encontro indígena reúne 70 etnias de nove países da América do Sul

Globo Rural

O 1º Encontro de Lideranças Indígenas da Amazônia, em Manaus, reuniu 70 etnias de nove países da América do Sul, que participaram de discussões e levantaram problemas.

Segundo a Coica, Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia, os índios representam uma população de três milhões de indivíduos na Bacia Amazônica. Ao todo, são 390 etnias.

O cacique Raoni está na campanha contra a hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Ele critica a destruição da floresta e os impactos sobre comunidades indígenas provocados pela represa.

Os impactos dos investimentos do Brasil em infraestrutura ultrapassam as fronteiras. Índios guarani, que são da Bolívia, tentam audiência com o governo brasileiro. O BNDES financia uma estrada que passa no meio do território indígena.

A vice-presidente da Comissão dos Povos Indígenas da Bolívia, Neli Romero, afirma que a rodovia irá dividir o território e pode causar extermínio de plantas e animais. Além disso, atrairá colonos às áreas indígenas.

Os índios prepararam-se para dois encontros internacionais importantes. O primeiro acontecerá na África do Sul, onde governos do mundo todo discutirão ações para combater o aquecimento global. O segundo será a Conferência do Rio de Janeiro, em 2012, que marcará os 20 anos da Eco-92.

Manaus será sede de outros encontros indígenas este mês. Um deles reúne líderes de tribos da Amazônia e do Caribe, o outro receberá índios de vários continentes.

Imprimir